Abstract:
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A gestão da graduação no decênio após a Lei de Diretrizes e Bases - LDB assume contornos diferentes dos até então descortinados. As Instituições de Educação Superior (IES), tanto públicas como privadas, são chamadas para atender aos dispositivos legais, o que sobrecarrega sobremaneira seus processos e suas rotinas. Considerando o contexto, as funções, os desafios e as responsabilidades que lhe são impostos, a universidade obriga-se à adoção de um novo modelo de gestão dos processos acadêmicos. Para tal, a capacitação de seus docentes e do corpo técnico-administrativo torna-se fundamental, uma vez que as alterações afetam sobremaneira os currículos e, por conseqüência, os processos acadêmicos como um todo. O conjunto dos atores, portanto, precisa ser estimulado a se mobilizar em direções antes não experimentadas. É com este objetivo que o presente trabalho apresenta a experiência de compartilhamento vivenciada em dois encontros nacionais, reunindo os setores acadêmicos e administrativos das IES, para juntos refletir sobre as questões envolvendo os procedimentos administrativos que se apresentam na implementação dos novos projetos pedagógicos dos cursos, em atendimento à LDB e às Diretrizes Curriculares. Para trabalhar esses temas adotou-se uma metodologia norteada pelo princípio da construção conjunta, em que a pluralidade de idéias é vista como fator de enriquecimento do(s) conteúdo(s) construído(s). Desses encontros ficou patente a necessidade de dar continuidade ao diálogo entre os profissionais responsáveis pelos trâmites das atividades da administração escolar, pois no coletivo desenvolvem-se vínculos de confiança e solidariedade, valorizando a experiência de cada um e permitindo a construção partilhada de saberes. |