Gestão Acadêmica dos Cursos de Graduação: a busca do equilíbrio entre a gestão dos processos e das pessoas

DSpace Repository

A- A A+

Gestão Acadêmica dos Cursos de Graduação: a busca do equilíbrio entre a gestão dos processos e das pessoas

Show full item record

Title: Gestão Acadêmica dos Cursos de Graduação: a busca do equilíbrio entre a gestão dos processos e das pessoas
Author: Lück, Esther Hermes; Ketzer, Solange Medina; Silva, Erly Maria de Carvalho e
Abstract: A gestão da graduação no decênio após a Lei de Diretrizes e Bases - LDB assume contornos diferentes dos até então descortinados. As Instituições de Educação Superior (IES), tanto públicas como privadas, são chamadas para atender aos dispositivos legais, o que sobrecarrega sobremaneira seus processos e suas rotinas. Considerando o contexto, as funções, os desafios e as responsabilidades que lhe são impostos, a universidade obriga-se à adoção de um novo modelo de gestão dos processos acadêmicos. Para tal, a capacitação de seus docentes e do corpo técnico-administrativo torna-se fundamental, uma vez que as alterações afetam sobremaneira os currículos e, por conseqüência, os processos acadêmicos como um todo. O conjunto dos atores, portanto, precisa ser estimulado a se mobilizar em direções antes não experimentadas. É com este objetivo que o presente trabalho apresenta a experiência de compartilhamento vivenciada em dois encontros nacionais, reunindo os setores acadêmicos e administrativos das IES, para juntos refletir sobre as questões envolvendo os procedimentos administrativos que se apresentam na implementação dos novos projetos pedagógicos dos cursos, em atendimento à LDB e às Diretrizes Curriculares. Para trabalhar esses temas adotou-se uma metodologia norteada pelo princípio da construção conjunta, em que a pluralidade de idéias é vista como fator de enriquecimento do(s) conteúdo(s) construído(s). Desses encontros ficou patente a necessidade de dar continuidade ao diálogo entre os profissionais responsáveis pelos trâmites das atividades da administração escolar, pois no coletivo desenvolvem-se vínculos de confiança e solidariedade, valorizando a experiência de cada um e permitindo a construção partilhada de saberes.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68202
Date: 2006-12-10


Files in this item

Files Size Format View
t0062.pdf 222.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar