Abstract:
|
O presente trabalho tem por principal objetivo a discussão do modelo apresentado por Braga e Monteiro (2005), no que tange ao diagnóstico estratégico interno em instituições privadas de ensino superior. O modelo proposto pelos autores integra uma obra que retrata e apresenta o planejamento estratégico sistêmico para instituições de ensino, que entre outros assuntos, é uma importante ferramenta de gestão e conseqüente crescimento das IES. Quanto ao modelo de diagnóstico estratégico interno nas instituições de ensino superior, discutiram-se as questões associadas à origem do pensamento estratégico, princípios e ideais do planejamento estratégico, modelos de abordagem do desempenho estratégico, pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades no ambiente das instituições de ensino, análise interna, perfil dos clientes atuais, corpo docente e infra-estrutura. Estudou-se também a influência das questões financeiras, recursos humanos, estrutura, tecnologia e organização interna. Conclui-se que as instituições privadas de ensino superior, mesmo que encontrem certas dificuldades, devem utilizar-se de maneira constante das técnicas de análise interna, assim como o modelo proposto pelos autores e utilizado como foco de estudo, mostrou-se aplicável e pertinente à situação atual das IES. |