SACAD: Construção de um Data Mart para Apoio aos Coordenadores e Acadêmicos de Cursos de Graduação

DSpace Repository

A- A A+

SACAD: Construção de um Data Mart para Apoio aos Coordenadores e Acadêmicos de Cursos de Graduação

Show full item record

Title: SACAD: Construção de um Data Mart para Apoio aos Coordenadores e Acadêmicos de Cursos de Graduação
Author: Cislaghi, Renato; Albuquerque, Almir dos Santos; Silva Filho, Vasco Pinto da; Sartori, Rejane
Abstract: A busca por informações estratégicas para o apoio à tomada de decisão na sociedade globalizada tem sido um dos grandes motivos para investimentos em soluções informatizadas dentro de instituições públicas e privadas. Freqüentemente, projetos implementados nessas instituições não têm deixado satisfeito o gestor na hora de tomar decisões. Nas instituições públicas esse problema é agravado, pois nelas não é incomum a predominância da decisão política em detrimento de soluções técnicas. Assim, observa-se que vários fatores acabam por desestimular a implementação de tecnologias que facilitem, ao nível gerencial, a tomada de decisões baseadas em fatos, dados e informações. As instituições públicas de ensino superior brasileiras são bastante questionadas a respeito da qualidade do ensino. No contexto da Gestão do Conhecimento e com o intuito de auxiliar os gestores acadêmicos a minimizar os problemas que o circundam, dando-lhes uma visão mais realista, é que apresentamos o sistema de conhecimento denominado Sistema de Apoio Acadêmico (SACAD). Tal ferramenta objetiva dar suporte ao tratamento dos dados e informações de cursos de graduação, disponíveis nos sistemas de controle acadêmico das Instituições de Ensino Superior. Esta ferramenta visa auxiliar aos Coordenadores de Curso e discentes no que diz respeito à estrutura curricular do curso e ao desempenho discente. É apresentado um breve referencial teórico sobre Data Warehouse e Data Mart e uma descrição da forma como foi construído o SACAD. Os resultados obtidos com a implementação do SACAD, ainda em nível experimental, revelam que esta ferramenta atende aos propósitos para o qual foi desenvolvida.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66632
Date: 2006-12-10


Files in this item

Files Size Format View
t0037.pdf 164.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar