Abstract:
|
A modalidade de Educação a Distância (EaD) baseada na rede mundial de computadores Internet, também chamada de e-learning, é a segunda mais utilizada pelas organizações que oferecem cursos EaD no Brasil. Nas instituições de ensino superior brasileiras, a utilização do e-learning se dá em duas modalidades: a distância e semi-presencial . Mas a incorporação das facilidades oferecidas pela Internet no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação não tem sido acompanhada por suficiente quantidade de investigações científicas que avaliem se as mesmas atingem os objetivos para os quais são propostas. Por tanto, faz se necessária a elaboração de mecanismos que possibilitem a avaliação da eficácia da utilização da Internet nos referidos cursos. Este artigo apresenta uma proposta de investigação que tem por objetivo elaborar um modelo de avaliação da eficácia da utilização dos recursos oferecidos pela Internet nos cursos de graduação na modalidade a distância. A metodologia para o desenvolvimento do modelo contempla os métodos qualitativos e quantitativos. O modelo a ser desenvolvido poderá ser utilizado não apenas para avaliação de cursos já existentes, más também para guiar a elaboração de novos cursos de graduação na modalidade EaD baseada na Internet. |