Abstract:
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As novas tecnologias de informação e da comunicação estão presentes em todas as áreas do conhecimento e rapidamente chegaram às Universidades. Os ingressantes do ensino superior conhecem as novas tecnologias, incorporadas que são ao seu cotidiano, tal qual o resultado de uma onda telemática, já que seus modelos cognitivos lhes permitem lidar com as tecnologias com grande facilidade. O processo de democratização do saber e do compartilhamento do conhecimento está obrigando a universidade a repensar o ensino, principalmente a partir da introdução da internet. Isso implica numa nova postura pedagógica, principalmente em como trabalhar a prática pedagógica utilizando a internet e ambientes interativos de produção e compartilhamento do conhecimento. Este estudo objetiva sugerir que a utilização da internet e outros meios de compartilhamento do conhecimento podem não estar sendo aproveitados de maneira adequada pelos professores e, conseqüentemente, por seus alunos, considerando o que conceitua a Gestão do Conhecimento. Através da análise de pesquisa em uma universidade de destaque no estado de Santa Catarina, entendeu-se que os professores percebem a ferramenta como indispensável no cotidiano, que observam a larga utilização por parte dos alunos, que têm alguma ressalva com relação a qualidade das informações e que o seu próprio uso da ferramenta também é constante. |