Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.

DSpace Repository

A- A A+

Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.

Show full item record

Title: Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.
Author: Lück, Esther Hermes
Abstract: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados obtidos na Universidade Federal Fluminense por meio de uma gestão acadêmica intencionalmente dirigida para a incorporação gradual das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de graduação. Com o objetivo de incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação na educação, de fomentar a produção de materiais didático-pedagógicos que utilizem as NTIC e de promover a capacitação de professores e a disseminação de conhecimentos por meio da utilização de linguagens e recursos tecnológicos, a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos optou por adotar a metodologia de editais, formulados para estimular docentes a apresentarem projetos e pleitearem apoio para executá-los, combinada com a realização dos Seminários de Inovações Pedagógicas para promover as discussões sobre os aspectos inovativos de cada projeto. Como resultado, apresenta-se a possibilidade de a comunidade universitária discutir questões subjacentes ao uso das NTIC e orientar a construção de conhecimento sobre o fazer pedagógico a partir do seu uso. Com estes programas, pretende-se estimular a utilização e a disseminação do uso das NTIC no processo de ensino-aprendizagem, integrando alunos e professores em ambientes novos de interação, ampliando o espaço da sala de aula através de conexões que se estendem em outros tempos e espaços do fazer pedagógico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66606
Date: 2006-12-10


Files in this item

Files Size Format View
t0030.pdf 179.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar