Gestão da Informação na Universidade: O Paradigma Digital e as Perspectivas Para as Políticas Setoriais e Para a Auto-Avaliação Institucional

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Gestão da Informação na Universidade: O Paradigma Digital e as Perspectivas Para as Políticas Setoriais e Para a Auto-Avaliação Institucional

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Title: Gestão da Informação na Universidade: O Paradigma Digital e as Perspectivas Para as Políticas Setoriais e Para a Auto-Avaliação Institucional
Author: Periotto, Álvaro José; Jorge, Juliana Patrícia de Oliveira; Endrici, João Otávio Montanha
Abstract: O rompimento com velhos paradigmas por meio de soluções próprias das tecnologias de informação e comunicação, alinhadas com a gestão do fluxo de trabalho e de documentos, tem revelado organizações mais leves e ágeis, eficientes operacionalmente e capacitadas a estabelecerem diferenciais no atendimento às demandas emergentes com valores agregados e oferta de novos serviços. Entretanto, por não enfrentarem este desafio, muitas organizações públicas observam a degradação na qualidade de seus serviços e acentuam o desgaste dos setores, expondo suas fragilidades nas tentativas de esboçarem reação à realidade de novas exigências próprias do crescimento da informação em rede e intolerância à demasiada burocracia e ausência de cultura de auto-avaliação. Nestas organizações os apelos por um contexto mais favorável convivem com desafios inerentes a escassez de recursos e instigam o empreendedorismo interno à busca de alternativas viáveis. Sob este cenário gerou-se uma solução que adere novos procedimentos operacionais ao emprego de uma ferramenta tecnológica voltada, a princípio, para a gestão da atividade docente em uma unidade departamental. Funcionando em caráter experimental, com interface contextualizada para fácil alimentação e consulta on-line na rede corporativa, diluiu resistências a sua adoção e permitiu vislumbrar mudanças significativas nos serviços essenciais. Possibilitou também análises sob as perspectivas dos grupos, oferecendo suporte a identificação de potencialidades e estabelecimento de novas políticas setoriais. Finalmente, diante da ausência de um meio agregador para tratar informações integradas, geradas pelas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, a solução se adequa ao atendimento do processo de auto-avaliação institucional na dimensão das ações docentes.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66593
Date: 2006-12-10


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