Abstract:
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A necessidade de tomar decisões mais rápidas e acertadas no dia-a-dia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) requer ferramentas que venham auxiliar o gestor. Para isso os sistemas de informações buscam atender tal necessidade e as IES têm investido cada vez mais nestes recursos. Em contrapartida os mesmos devem repassar às instituições quantidade e qualidade nas informações. Com isto, buscou-se neste artigo verificar o grau de eficiência de um sistema de informação utilizado por uma IES para auxiliar no processo de tomada de decisão. Para tanto se utilizou do método de estudo de caso, e a pesquisa teve seu caráter exploratório e descritivo. A instituição pesquisada é uma faculdade de Fortaleza CE, com cursos de graduação e pós-graduação. A análise dos dados foi tanto qualitativa quanto quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada realizada com o gestor da instituição por telefone. Por fim chegaram-se aos seguintes resultados: o sistema de informação gerencial foi implantado em novembro de 2005, não havendo outro sistema antes sendo usado pela instituição. As necessidades da instituição, em termos de informações, são de relatórios administrativos, gerenciais e estratégicos, sendo que destes o sistema atende grande parte, deixando a desejar em alguns na questão de layouts. Quanto ao nível de atendimento para o gestor, este está em 70% e já em relação a instituição de uma forma geral encontra-se em 50%. Sendo assim há a necessidade da instituição entrar em contato com a empresa desenvolvedora a fim de fazer adaptações. |