O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos

DSpace Repository

A- A A+

O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos

Show full item record

Title: O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos
Author: Scharf, Edson Roberto; Soriano-Sierra, Eduardo Juan; Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Abstract: Muito do esforço feito pelo professor no preparo das aulas, nas pesquisas e nos artigos está relacionado com o compartilhamento do conhecimento na sala de aula. Mas o aluno de determinado curso entende o professor como um líder que auxilia o seu crescimento ou como um transferidor de conhecimentos? Vê o professor como um modelo a ser seguido na vida profissional? Com o fito de entender melhor esta relação, foi analisada uma pesquisa em ambientes de ensino muito diversos e com interesses diferentes, dentro de uma mesma instituição de ensino. A técnica de análise dos dados utilizada é a explanatória, que vai além da descrição e tenta explicar as razões para o fenômeno que o estudo descritivo apenas observou. À parte as questões invisíveis a esta pesquisa, como o eixo de ensino do curso ou de problemas localizados com determinado professor, o que se percebeu é que o aluno entende a figura do professor como um fundamento para a busca de um grau maior de conhecimento. Grande parte dos alunos compreendeu que as pesquisas bibliográficas, referenciais teóricos e artigos científicos apresentados pelos professores podem ser acessados facilmente, em sua maioria através da internet. Mesmo assim, não parecem querer prescindir de um profissional que pesquise e selecione aquilo que é mais relevante para o aprendizado individual de cada um dos alunos e explane de tal forma que as informações no seu conjunto formem conhecimento. Ou seja, que o auxilie em seu crescimento.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66539
Date: 2006-12-10


Files in this item

Files Size Format View
t0017.pdf 169.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar