Explorando as Relações entre a Imagem Corporativa e a Satisfação dos Alunos de um Curso Universitário com a Avaliação Docente pelo Discente.

DSpace Repository

A- A A+

Explorando as Relações entre a Imagem Corporativa e a Satisfação dos Alunos de um Curso Universitário com a Avaliação Docente pelo Discente.

Show full item record

Title: Explorando as Relações entre a Imagem Corporativa e a Satisfação dos Alunos de um Curso Universitário com a Avaliação Docente pelo Discente.
Author: Verdinelli, Miguel Angel; Tomio, Janaina Lorenzi; Souza, Maria José Barbosa de; Verdinelli, Marta Emma Piñero
Abstract: A análise exploratória feita no presente estudo foi de natureza multivariada empregando-se a análise de correspondências múltiplas, baseado na métrica do qui-quadrado para o cálculo da inércia total, a qual é extraída pelos fatores computados a partir de variáveis ativas. Outras variáveis, embora não participando dos cálculos, podem ser usadas de maneira ilustrativa sendo posicionadas nos espaços de representação para facilitar as interpretações ou, ainda, para ser um elo de ligação entre bases diferentes. A pesquisa objetivou compreender as relações entre a imagem percebida pelo aluno, a satisfação que manifesta por pertencer à organização e suas relações com a avaliação do desempenho docente pelo discente. Os resultados demonstram que há relação estreita entre a percepção da imagem e a satisfação e ao usar o período em que o aluno está matriculado como uma variável ilustrativa, detectam-se para os estudantes dos três primeiros períodos imagens positivas e maiores satisfações, os períodos que vão do quarto ao sétimo apresentam valores intermediários e há valores menores para os alunos do último período do curso. Ao processar pela mesma metodologia os dados da avaliação do desempenho docente os maiores desempenhos relacionam-se ao segundo, quinto e sexto período, já o primeiro, sétimo e oitavo valoram o desempenho de modo intermediário e o terceiro e quarto período são os que dão valores menores. Pela exploração dos resultados sugere-se que não há relação direta entre a imagem percebida, a satisfação e a avaliação feita pelo discente, o qual deverá ser considerado nas ações gerenciais da administração universitária.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66457
Date: 2006-12-10


Files in this item

Files Size Format View
t0008.pdf 118.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar