Abstract:
|
Hoje, as instituições de ensino enfrentam ambientes complexos e variáveis, que são definidos pela comunidade na qual operam. Os gestores cada vez mais estão preocupados em possuírem um ótimo sistema de mensuração e avaliação do desempenho acadêmico, tendo em vista a monitoração dos organismos responsáveis por autorizações e funcionamento dos cursos das instituições. O presente estudo teve por objetivo investigar, a partir da análise de uma Instituição de Ensino Superior, à relação dessa Instituição com a sociedade. A metodologia utilizada foi à indutiva, de caráter exploratório, tendo como elemento determinante um questionário. Participaram da investigação 123 alunos da instituição, objetivando uma coleta de dados na qual sistemas pré-estabelecidos pudessem ser trabalhados no sentido comparativo de resultados. Foram utilizados os sistemas Balanced Scorecard, o Smart e o Gecon. A partir das respostas do questionário, detectou-se ainda que a comunidade acadêmica busca conhecer a verdadeira relação dessa instituição em prol de uma sociedade mais preparada que em sua grande maioria não busca apenas se beneficiar através dos lucros de alunos à procura de um diploma superior, e ainda que a avaliação de desempenho também tenha o propósito de melhorar o atendimento dentro dos vários sistemas de controle da instituição de ensino. |