Abstract:
|
O presente artigo discorre sobre o contexto da contribuição da Web 2.0 nos sistemas de educação online, destacando a importância da construção do conhecimento coletivo. Para dar suporte teórico será descrito os ambientes virtuais de aprendizagens (AVA's) , dando ênfase nas plataformas aonde o ensino é aplicado, neste mesmo sentido também destacado a importância da participação dos professores e tutores. Abordando as principais dificuldades encontradas por estes atores nas plataformas de ambientes virtuais. Será também destacado a situação delicada da evasão por parte dos alunos. Os AVA´s dispõem de variados recursos para apoiar a interação e a dinamização no processo de aprendizagem. Entre as ferramentas mais utilizadas estão os chats, os fóruns, os grupos de discussão, oriundos da Web 1.0 e os blogs, os wikis e podcasts, os quais são os principais expoentes da Web 2.0.Diante deste cenário a Web 2.0 como um divisor no aprendizado virtual. Neste contexto as ferramentas disponíveis na Web 2.0 possibilitam ofertar ao ensino um novo olhar, com ênfase no conhecimento coletivo e na comunicação síncrona e assíncrona. A metodologia adotada possui caráter exploratório, utilizando-se da pesquisa bibliográfica para garantir os subsídios teóricos necessários para a fundamentação do referido estudo, ao qual especialmente apoiou-se em artigos científicos e livros. |