Abstract:
|
Este artigo visa apresentar o resultado de um trabalho do Programa de Assistência Estudantil, no contexto da dimensão Compromisso Social da Instituição definido pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras- REUNI. O trabalho foi realizado como uma das atividades do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Apoio ao Estudante do campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com o objetivo de diagnosticar os fatores que interferem na situação acadêmica dos estudantes e contribuem para sua permanência no curso. A análise dos dados coletados por meio de questionários foi caracterizada por abordagem qualitativa, de natureza descritiva. O trabalho realizado permitiu constatar, entre outros fatores, que a maioria dos estudantes gostam de seu curso e de estudar na universidade. A falta de tempo para estudar, o nível elevado das aulas e avaliações, bem como a falta de conhecimentos anteriores são os fatores responsáveis, na visão dos estudantes, pela dificuldade de acompanhar o curso e ocasionar reprovação e evasão. |