O MARKETING NO ENSINO SUPERIOR: COMPARATIVO BRASIL-PORTUGAL

DSpace Repository

A- A A+

O MARKETING NO ENSINO SUPERIOR: COMPARATIVO BRASIL-PORTUGAL

Show full item record

Title: O MARKETING NO ENSINO SUPERIOR: COMPARATIVO BRASIL-PORTUGAL
Author: MAINARDES, EMERSON WAGNER; ALVES, HELENA; RAPOSO, MARIO
Abstract: Ao abordar o marketing aplicado ao ensino superior, este estudo tem como objectivos discutir os conceitos teóricos do marketing educacional e aplicá-los aos contextos brasileiro e português. Tendo em consideração que o marketing educacional tem a sua maior expressão nos E.U.A., a sua aplicação a diferentes realidades e culturas requer adaptações. Inicialmente, fez-se uma revisão dos conceitos tradicionais de marketing educacional, com ênfase no marketing-mix aplicado à educação. Posteriormente realizou-se uma caracterização dos contextos actuais do ensino superior no Brasil e em Portugal, e fez-se uma comparação da aplicação do marketing educacional nas realidades brasileira e portuguesa, focando as análises no marketing-mix educacional. Percebeu-se que o ensino superior no Brasil tem características muito diversas do ensino superior em Portugal e ambos divergem na aplicação dos conceitos mais tradicionais do marketing à educação. Desta forma, faz-se necessária a construção de abordagens teóricas específicas para a aplicação do marketing educacional a diferentes nações.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36951
Date: 2009-11-27


Files in this item

Files Size Format View
O marketing no ... rativo Brasil Portugal.pdf 138.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar