Abstract:
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Qualidade de Vida no trabalho pode ser entendida com uma configuração das condições humanas no ambiente organizacional, que inclui aspectos de bem-estar, nos âmbitos físico, mental e social. O próprio significado do trabalho, as relações de poder, o ambiente físico e as implicações éticas ligam-se para fundamentar esta abordagem. Sendo assim, o presente estudo objetivou investigar os fatores determinantes da Qualidade de Vida no Trabalho dos Servidores do Ambulatório da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram coletados dados dos sessenta e um servidores, buscando conhecer percepções relativas ao tema. Para a pesquisa junto aos servidores, elaborada a partir do referencial teórico estudado, aplicou-se um questionário com vinte e quatro perguntas fechadas e uma aberta. Foram apontados como pontos que interferem de forma positiva na qualidade de vida no trabalho: respeitar a opinião dos colegas de trabalho; falar a verdade, questionar e ter garra; e, atualização de conhecimento técnico. Com relação à interferência negativa salientam-se os seguintes pontos: falta de comunicação; qualidade de equipamentos e quantidade de material, e aumento da demanda dos pacientes. Um gerenciamento estratégico do tema, com programas específicos focados em bem-estar e resultados, com um prévio diagnóstico e análise multifatorial é altamente desejável. |