Abstract:
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A Administração de Recursos Humanos, nos últimos anos em função das transformações que as organizações vêm vivenciando, está assumindo um caráter estratégico, com isso um foco maior vem sendo demonstrado na gestão das competências dos funcionários. Na Administração Pública Brasileira, a gestão de competências tomou foco como objeto de estudo e implantação nas organizações a partir do Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Portanto, tem-se como objetivo desta pesquisa analisar quais os desafios que se apresentam para a implantação da gestão do desempenho por competências na UFSC, considerando principalmente a avaliação de desempenho em si e o treinamento e desenvolvimento, causa e conseqüência dela. Esta pesquisa, quanto aos procedimentos metodológicos é classificada como predominantemente qualitativo, possuindo caráter descritivo-interpretativo. A coleta de dados realizada por meio de quatro fontes principais: observação participante, análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas. Por fim, a análise dos dados foi feita através do estabelecimento de relações entre a análise documental. Na análise identificou-se que o levantamento de necessidades de capacitação verificou prioritariamente os conhecimentos a serem desenvolvidos em detrimento das habilidades e atitudes. Já na avaliação de desempenho o que se percebeu que seu resultado não repercute em outras ações de recursos humanos que não a obtenção da progressão por mérito. |