Abstract:
|
O estudo investigou o nível de estresse dos professores da área de saúde de uma IES no Estado do Paraná. O estudo foi exploratório com corte transversal em julho de 2009, sem considerar a evolução dos dados no tempo. O instrumento de coleta de dados foi baseado no questionário de Holmes & Rahe (1967). A amostra foi de 38 docentes que se dispuseram espontaneamente a responder o questionário. Os dados foram tabulados de acordo com o gabarito dos autores, tratados estatisticamente. Os dados revelaram que os docentes com maior índice de estresse foram respectivamente os do curso de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia e de Ciências Biológicas. A profissão do docente do ensino superior é caracterizada por intensas mudanças e pressões que conduzem a diversas consequências, como preocupações e a necessidade de atualizações constantes. Este estudo possibilitará a IES desenvolver um trabalho junto aos docentes para reavaliar os estressores presentes no seu cotidiano e implementar mudanças por meio de treinamento direcionado a esse fim. |