Abstract:
|
Conhecer a realidade do planejamento nas Universidades é essencial. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo: verificar a percepção dos discentes quanto ao seu conhecimento, sua partici-pação e quanto ao processo de construção do PDI da UFSC. A metodologia classifica-se como: aplicada, descritiva, estudo de corte, levantamento e estudo de campo. A coleta de dados deu-se com 204 discentes da Universidade Federal de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2009. Com isso, verificou-se que apenas 1,49% da população da amostra conhecem os conceitos bási-cos que a Universidade preza em prol da comunidade, ou seja, sua missão para a sociedade, isso demonstra que existem falhas no processo de divulgação para os alunos dessa instituição. Consta-tou-se na pesquisa, que aproximadamente 0,49% dos entrevistados tinham conhecimento sobre o PDI da UFSC, com isso, pode-se afirmar que o problema não está contido nos alunos e sim no canal de comunicação entre o corpo discente e os construtores do planejamento estratégico. Além disso, foi percebido na pesquisa que existe interesse por parte dos acadêmicos na construção do PDI. Por fim, pode-se concluir que a Universidade Federal de Santa Catarina, precisa rever seus meios de comunicação com a comunidade acadêmica a fim de atrair mais interessados em contri-buir para a construção do Planejamento e Desenvolvimento Institucional. |