Abstract:
|
A partir de uma abordagem exploratória-qualitativa com uso das técnicas apropriadas para estudo de caso, este artigo busca caracterizar e analisar a implantação da gestão e do desenvolvimento dos cursos de EaD da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A análise dos dados extraídos dos documentos, da fundamentação teórica e das entrevistas estruturadas junto às coordenações possibilitou um mapeamento das modalidades e tecnologias da EaD no estado de Rondônia e das principais características da gestão e desenvolvimento na fase de implantação dos cursos de graduação à distância da UNIR. Constatou-se que sete instituições, de diferentes regiões, além da UNIR, aparecem oferecendo cursos de graduação à distância no Estado. Quanto às modalidades, predomina a “Universidade Virtual”, com ênfase na adoção do conceito de mídias integradas, embora uma mesma instituição possa se configurar em mais de uma, a exemplo da UNIR, que ministra cursos nas modalidades Universidade Virtual e Universidade Aberta do Brasil (UAB), com pólos de apoio presencial. Destacam-se na implantação da EaD na UNIR dois modelos de gestão: o centralizador (na primeira fase, com uma coordenação) e o participativo (na segunda fase com quatro níveis de coordenação). |