Abstract:
|
A sociedade, na medida em que as novas tecnologias ganham campo, passa por constantes transformações e, como conseqüência, as mudanças comportamentais dos indivíduos que a compõe se tornam mais evidentes. Os jovens são parte fundamental dessas mudanças e as Instituições de Ensino Superior precisam lidar com esse novo cenário. Nesse sentido, o Ensino a Distância se apresenta como uma possibilidade que vem ao encontro dessa nova realidade, e como uma alternativa para as IES aproximarem-se dos alunos e fazer disso um diferencial competitivo. Com o objetivo de verificar se o EAD é percebido pelas IES como uma estratégia para atração e captação de alunos ou uma tendência do futuro, e de que formas as IES estão preparadas para esta nova oportunidade, utilizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva com as IES que compõem o grupo ACAFE em Santa Catarina, com foco nos gestores de cursos à distância. Percebeu-se a preocupação com o tema como uma tendência inevitável para o futuro, tanto que boa parte delas já possui uma estrutura para oferecer alguns cursos nesse formato, com recursos tecnológicos, material didático e pedagógico específico e formas de avaliação estruturadas para lidar com esse público. |