Abstract:
|
No novo contexto da sociedade do conhecimento, a Educação a Distância - EaD vem adquirindo grande importância. Entretanto, mesmo diante da importância de se pensar na gestão da EAD, poucas são as pesquisas que tratam das questões organizacionais, conforme afirmam Todescat e Santos (2006). Diante disso, esse estudo se propôs a relatar a dinâmica de trabalho dos Tutores a Distância do curso de Administração da UFSC com a finalidade de identificar a existência da aprendizagem situada no processo de gestão do grupo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliografia sobre Cognição e Aprendizagem Situada e uma pesquisa documental seguida de um estudo de campo com observação direta para obter informações sobre a dinâmica de trabalho do grupo de Tutores citado. Nesse sentido, conseguiu-se identificar uma prática de discussões para resolução de problemas no grupo de Tutores do 1º turno que, na análise desse estudo, foi caracterizada como uma prática de aprendizagem situada colaborativa e cooperativa que contribuiu para a união do grupo e melhoria no desempenho. Diante do estudo realizado, pode-se assumir a dinâmica existente no grupo de Tutores pesquisado como útil, prática e passível de ser formalizada e recomendada para outras Tutorias como uma forma de gestão inovadora. |