Abstract:
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Resumo O artigo pretende contribuir com a discussão sobre a relação entre gestão e avaliação da educação superior no Brasil a partir dos anos de 1990 até a contemporaneidade. Tem como objetivo analisar as perspectivas de avaliação adotadas em diferentes momentos da gestão governamental e suas vinculações com os contextos sócio-políticos e econômicos mais amplos. Apresenta argumento que visam demonstrar que, apesar dos discursos mais recentes acerca do caráter formativo do modelo de avaliação da educação superior adotada no Brasil, o vetor que direciona a avaliação tende, ainda, para o seu papel de controle e regulação da gestão. Para dar conta do objetivo proposto, o artigo se apresenta estruturado em dois itens que tratam dos seguintes aspectos: a) reflexões acerca da relação entre avaliação e gestão da educação na contemporaneidade; b) a relação entre avaliação e gestão na educação superior no Brasil a partir dos anos 1990. Nas considerações finais apresenta um conjunto de reflexões que sinalizam para novas pesquisas na área, propondo o aprofundamento de estudos que vislumbrem como no cotidiano das IES se evidenciam as contradições entre os objetivos da regulação e da emancipação presentes no modelo de avaliação da educação superior brasileira. |