Abstract:
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A ciência enfrenta atualmente o que talvez possa ser considerado o seu momento mais crítico, demonstrado pelas inúmeras divergências e incertezas que povoam as lides acadêmicas. Sob essas tensões as Instituições de Ensino Superior (IES) se vê em torno do processo de internacionalização. O presente estudo não nega a importância das redes de cooperação interuniversitárias, mas analisa seus pressupostos e a complica, tomando como estudo empírico um case-study, configurando assim num estudo descritivo. Inicialmente a pesquisa se ampara em informações secundárias. Posteriormente são contrastadas in loco, implicando no deslocamento do pesquisador ao setting de pesquisa. As contra-provas foram obtidas via entrevistas não-estruturadas e observação direta. A unidade de análise é alicerçada por meio da teoria do Ator-Rede e da base conceitual de rizoma. Apesar da provocação contida no bojo do trabalho as mudanças institucionais na formatação de redes cooperativas são o único meio de resistir com êxito às enormes pressões para alinhar as IES com o modelo neoliberal de sociedade. |