Abstract:
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O processo de globalização econômica obriga as empresas a desenvolverem estratégias de capacitação de seus recursos que venham a responder às necessidades de adaptação a esse cenário globalizado e competitivo. Muitas empresas, apesar de possuírem as qualidades e capacidades produtivas para atuarem internacionalmente, não contam com acesso a informações, nem dirigentes capacitados para viabilizar uma atuação eficaz na esfera internacional. A universidade, como pólo de atração de novos conhecimentos privilegiados, constitui-se um parceiro estratégico para muitas empresas que, em determinado momento, necessitam buscar o apoio necessário a aquisição de informação e adaptação de suas estruturas que possibilitem o investimento em novos mercados. O desenvolvimento de programas que contribuam para a competitividade regional envolvendo universidades e empresas têm sido uma preocupação constante daqueles que reconhecem a importância de se ter uma estratégia de internacionalização empresarial que contemple as vantagens que o meio acadêmico pode proporcionar. Neste artigo, pretendemos apresentar a experiência que tem sido desenvolvida entre a UNERJ, em Santa Catarina, com empresas da região, utilizando-se de seus programas internacionais, de maneira a, interagir com o empresariado local, preenchendo as lacunas de know-how em matéria de internacionalização, e utilizar-se dessa interação para promover também um importante processo de globalização da universidade. |