A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS

DSpace Repository

A- A A+

A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS

Show full item record

Title: A ESTRATÉGIA DE MARKETING E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
Author: Toaldo, Ana Maria Machado; Corbellini, Marcos Antonio
Abstract: Ao analisar a situação competitiva mundial constata-se a urgência do direcionamento das organizações, em especial das instituições educacionais, para as questões estratégicas. O meio global, profundamente concorrencial, onde elas estão inseridas, exige um contínuo trabalho de avaliação e reavaliação da dinâmica ambiental, altamente mutável. As ações operacionais não garantem a efetividade dos resultados, pois sua amplitude restringe-se ao âmbito organizacional. Elas precisam estar vinculadas a procedimentos estratégicos, constituídos de ações de análise interna e externa da instituição, do papel exercido pelos indivíduos, bem como da busca pela integração setorial. O marketing, como elo de ligação imprescindível entre organização e ambiente, para poder contribuir mais eficazmente com a perspectiva estratégica organizacional, necessita priorizar o seu foco estratégico. Para tal, este trabalho pretende discutir estas questões e apresentar um conjunto de elementos que constituem o processo de formação da estratégia de marketing, auxiliando as organizações educativas a se conduzirem estrategicamente, a fim de competirem com sucesso, atendendo a sociedade e atingindo os seus objetivos.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35586
Date: 2004-12-10


Files in this item

Files Size Format View
Ana Maria Macha ... strategia de marketing.pdf 208.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar