CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: ANÁLISES E TENDÊNCIAS MERCADOLÓGICAS PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS.
Mostrar registro completo
Título:
|
CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: ANÁLISES E TENDÊNCIAS MERCADOLÓGICAS PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS. |
Autor:
|
Pickler, Cibelli De Medeiros; Rocha, Rudimar Antunes Da
|
Resumo:
|
O artigo permite a reflexão do Sistema Educacional Brasileiro, através da visão holística de sua configuração, acoplando cinco eixos de interesse: Educação Regular, Religiosa, Militar, Profissionalizante e Corporativa. Dessa configuração há um olhar às modalidades existentes de ensino e formação profissional, bem como das tendências emergentes do mercado de trabalho. A metodologia utilizada parte de bases qualitativas, por meio de levantamento documental bibliográfico histórico que permitiram atingir os propósitos da pesquisa. O período de levantamento e análise destas informações ocorreu no primeiro semestre de 2011. Os resultados permitiram visualizar novas tendências de mercado para a educação do Brasil e refletir sobre a nova Configuração do Sistema Educacional Brasileiro, contemplando os níveis e modalidades de formação educacional. A proposta em pauta ultrapassa os ordenamentos, contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), pois traz a superfície níveis de interesses emergentes da educação nacional e mundial para as primeiras décadas do século XXI. Conclui-se, ainda, que é urgente um olhar pró-ativo e institucionalizado para a educação corporativa no Brasil. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/31377
|
Data:
|
2011-12-09 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo