Abstract:
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O presente artigo objetiva o entendimento sobre o que mobiliza estudantes estrangeiros a procurarem instituições de educação superior brasileiras, para realizar um período de estudo, no contexto do programa de intercâmbio internacional espontâneo e de médio prazo (um semestre acadêmico). Avançar na compreensão da mobilidade acadêmica se torna imprescindível à medida que esse fenômeno ocupa crescente espaço no cenário da internacionalização da educação superior. Na expectativa de ampliar o escopo de investigação sobre o fenômeno, nesse estudo de caráter exploratório, o material empírico coletado por meio de entrevistas semi-estruturadas foi interpretado sob a perspectiva da teoria de network. Coerentemente com a escolha teórica, procuraram-se indícios que associassem ou não a presença desses estudantes aos contatos sociais que eles estabeleceram previamente. Os resultados revelaram que todos os estudantes entrevistados tiveram alguma interação com brasileiros, antes de realizar um intercâmbio acadêmico no Brasil e isso influenciou sobremaneira a sua decisão de viver uma temporada no País e estudar em uma instituição brasileira durante um semestre. |