DO ENSINO À APRENDIZAGEM: UMA DIFÍCIL MUDANÇA ESTRATÉGICA

DSpace Repository

A- A A+

DO ENSINO À APRENDIZAGEM: UMA DIFÍCIL MUDANÇA ESTRATÉGICA

Show full item record

Title: DO ENSINO À APRENDIZAGEM: UMA DIFÍCIL MUDANÇA ESTRATÉGICA
Author: Sauaia, Antonio Carlos Aidar; Ribeiro, Claudia Marinho
Abstract: A sociedade moderna já oferece ferramentas eletrônicas que conferem ao cidadão autonomia cada vez maior. Na universidade o estudante, principal público-alvo, depara-se com o modelo tradicional de aulas expositivas que limita e silencia sua participação. Na mudança estratégica aqui estudada comparou-se um procedimento de ensino expositivo a outro experimental, de aprendizagem centrada no participante (ACP), em que se alterou a ordem das atividades numa disciplina de Administração de Recursos Humanos. Dados quantitativos e qualitativos foram coletados com testes objetivos, observações do comportamento dos estudantes e questionários para evidenciar diferenças importantes. Os resultados, com 5% de significância, indicaram vantagens tangíveis do método experimental ACP, na assimilação dos conteúdos (medidas de avaliações objetivas) e no envolvimento em sala de aula (comportamento dos estudantes). Apesar dos resultados muito promissores, o desafio da mudança estratégica é enorme, para gestores, educadores e estudantes, pois todos tendem a buscar o que é conhecido e seguro. Caberá aos responsáveis agir estrategicamente enfrentando, ainda que tardiamente a competição com os cursos EaD que avançam no mercado das IES tradicionais.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26141
Date: 2011-12-09


Files in this item

Files Size Format View
5.35.pdf 207.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar