Abstract:
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Desvendar os significados do trabalho para os diferentes grupos funcionais, ainda pode ser considerado um verdadeiro desafio aos gestores que atuam junto às diversas organizações; podendo-se considerar a existência de poucas pesquisadas brasileiras nesta direção, sobretudo, voltadas especificamente à significação do trabalho docente. Em vista disso, este estudo objetiva analisar comparativamente os significados do trabalho para professores que atuam junto a uma IES pública e outra privada; pois a organização a qual o indivíduo ligado profissionalmente apresenta potencial de impactar substancialmente as atividades exercidas, e por consequência, o processo de significação do trabalho realizado. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, caracterizada como um estudo de múltiplos casos. Para a coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas aplicadas a docentes que atuam junto as duas IES. Pode-se verificar que o trabalho ocupa uma grande centralidade na vida dos indivíduos, porém os valores, crenças e práticas existentes em cada uma das organizações são capazes de intermediar o significado atribuído pelos docentes aos seus trabalhos, o qual, de acordo com a IES que se encontram ligados, podendo variar desde uma fonte de orgulho e status em suas vidas, até uma fonte de vergonha e sofrimento psíquico. |