Abstract:
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O aumento da concorrência é observado em vários mercados, de maneira especial nos últimos anos também no Ensino Superior. A necessidade de profissionalização da gestão destas organizações vem acompanhada por mecanismos e instrumentos que possibilitem auxiliar na competência dos processos gerenciais. Concomitante a este movimento concorrencial, o Ministério da Educação vem supervisionando a atuação das Instituições de Ensino Superior, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que congrega vários mecanismos avaliativos. Diante disso, propõe-se apresentar um modelo de alinhamento estratégico utilizando as Dez Dimensões do SINAES e a ferramenta de avaliação do planejamento estratégico Balanced Scorecard (BSC). O método configura-se como sendo de abordagem qualitativa, utilizando procedimentos técnicos do tipo fontes secundárias e levantamentos bibliográficos sobre o assunto. Como resultado deste estudo é apresentado um modelo que alinha as quatro perspectivas do BSC e as Dez Dimensões do SINAES, buscando a eficiência na gestão de uma Instituição de Ensino Superior. |