Abstract:
|
Estimuladas pela concorrência e pelas demandas do mercado, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo provocadas a desenvolver a habilidade de gerenciar o endomarketing, o que implica entendê-lo dentro do conceito de marketing como uma relação de troca de valor, isto é, cooperação para criar valor tanto para o cliente interno quanto para o externo. É por isso que “seduzir” clientes, quando a organização enquadra-se como prestadora de serviços, está diretamente ligado a sua capacidade de se relacionar com os clientes potencias, sejam internos ou externo, de oferecer uma proposta diferenciado que vá ao encontro daquilo que é exigência do mercado e profissional. Acompanhar essas tendências mercadológicas sem perder os valores que constitui a organização, não tem sido uma tarefa fácil para as IES. A acirrada concorrência tem exigido muita velocidade e adaptabilidade, por isso a busca incansável pela excelência e qualidade nos serviços prestados. Assim, através de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa, foram entrevistados representantes de quatro IES comunitárias, com o objetivo de conhecer suas estratégias de endomarketing, investigando-as a partir do modelo sugerido e adaptado de Lima et.al. buscando relacioná-la com a inteligência competitiva dessas IES. |