Abstract:
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A pesquisa tem como objetivo compreender como uma instituição pública de ensino define sua política de capacitação profissional e como essa política se relaciona com as diretrizes apresentadas pelo governo federal. Para tanto, foi feito um estudo com base na análise de bibliografia que trata do contexto histórico relativo ao processo de qualificação dos trabalhadores do setor público, e análise documental em que foram tratados o Plano de Capacitação da Universidade Federal da Bahia, bem como documentos legais de regulamentação produzidos pelo governo federal. Os resultados obtidos levaram a conclusão de que o Plano de Capacitação Profissional da Universidade Federal da Bahia atende em parte o que recomenda as diretrizes, apresentando dificuldades na fundamentação em relação à articulação entre as demandas de pessoas na instituição, os programas de capacitação e os programas de avaliação de desempenho, conforme recomenda a legislação em vigor, situação que pode vir a comprometer os aspectos destacados no próprio Plano que enfatizam a necessidade de desenvolver programas voltados à melhoria da qualidade de vida no trabalho com impactos para a qualidade dos serviços prestados pela instituição. |