Abstract:
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As universidades estão inseridas num contexto de mudança e têm como desafio a profissionalização de seu capital humano. Portanto, é necessário que haja um comprometimento social nos centros acadêmicos, e aqui se insere o ensino em Ciências Contábeis, em formar profissionais que atendam as necessidades e expectativas dos vários grupos sociais e do mercado. O estudo teve como objetivo pesquisar sobre a grade curricular utilizada pela Universidade Federal de Pernambuco no curso de graduação em Ciências Contábeis e compará-la aos modelos oferecidos pela ISAR/UNCTAD/ONU. Trata-se de um trabalho dedutivo, investigativo e fundamentado em análise de conteúdo e documental. Na análise dos dados, foi realizado o estudo comparativo entre os currículos. Concluiu-se que todas as disciplinas oferecidas no curso de Ciências Contábeis da UFPE demonstram similaridade com o currículo “global”, porém não o abrange por completo. Contudo, o projeto pedagógico apresenta flexibilidade em sua composição, para que o discente direcione sua formação e possa suprir as limitações do perfil curricular do curso. |