A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO

DSpace Repository

A- A A+

A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO

Show full item record

Title: A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO
Author: Pandini, Carmen Maria Cipriane; Unglaub, Tânia Regina Da Rocha
Abstract: Ao apresentar a abordagem integradora e interdisciplinar da prática pedagógica do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC, busca-se dar visibilidade à sua contribuição ao processo de democratização do fazer pedagógico, atendendo parte do compromisso social que a universidade tem para com a sociedade. A reflexão deste estudo centra-se na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino do Centro de Educação a Distância, que hoje possui o apoio da Universidade Aberta do Brasil, Programa do Ministério da Educação e Cultura e da CAPES (UAB/MEC). Mediada pelas tecnologias digitais e concepção históricocultural, os procedimentos operacionais do Estágio curricular e da Prática como Componente Curricular interagem com disciplinas de conteúdos e metodologias, buscando democratizar o aprendizado e construindo uma prática pedagógica reflexiva, articulando teoria a prática. Esta proposta tem contribuído para a formação de professores na perspectiva inclusiva, democrática e emancipatória de formação e profissionalização do docente. Nesse contexto, é apresentada a experiência vivenciada por um aluno cego, que desenvolveu o estágio curricular em um espaço educativo hospitalar. A cegueira física não foi impedimento para construir seus saberes pedagógicos no processo de profissionalização e identidade docente.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26036
Date: 2011-12-09


Files in this item

Files Size Format View
3.22.pdf 118.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar