Abstract:
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As Instituições Federais de Educação Superior passaram um longo tempo com indefinições em relação à política públicas de investimento e desenvolvimento institucional. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o Plano Nacional da Educação (PNE), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o Programa de Estruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) fez que várias ações passassem a articular tais políticas. As instituições puderam propor e implantar transformações significativas em suas estruturas acadêmicas e de gestão. Este trabalho analisa o impacto de tais políticas na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em especial no ensino de graduação, proporcionado pelo Programa REUNI. É analisado o período 2007-2011 em função de três componentes, baseados em parâmetros do REUNI e na forma de cálculo adotada pela FURG: (i) relação de alunos de graduação por professor; (ii) número de vagas na graduação; e, (iii) criação de novos cursos de graduação. Os principais resultados observados são: relação de 11,84 alunos/professor em cursos presenciais de graduação; 2.439 vagas, sendo um aumento de 82% em relação ao ano-base de 2007; e, criação de 18 novos cursos, atingindo a atual marca de 53 cursos presenciais de graduação. |