Abstract:
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O objetivo deste estudo é avaliar alguns antecedentes da satisfação geral dos alunos de pós-graduação lato sensu. Para tanto se utilizou o modelo proposto por Paswan e Young (2002), modificado por Vieira, Milach e Huppes (2008) e usado no Brasil num curso de graduação. Os construtos exógenos empregados foram: Demanda do Curso, Interação Professor-Aluno e Organização do Curso. Foram empregados como construtos endógenos o Envolvimento do Professor e o Interesse do Aluno, relacionados eles com a variável mensurada Satisfação Geral. A modelagem de equações estruturais possibilitou submeter a prova as relações entre os construtos exógenos e endógenos e destes com a satisfação geral. Das oito hipóteses propostas duas, relativas à demanda do curso, não apresentaram significância. As restantes variaram desde baixa (Organização do Curso – Envolvimento do Professor) até alta relevância (Interesse do Aluno – Satisfação Geral). Estes resultados permitem concluir que tanto o Envolvimento do Professor assim como o Interesse do Aluno são determinantes da Satisfação Geral para os cursos de pós-graduação lato sensu e o marketing educacional das universidades deve levar em consideração as relações existentes e suas importâncias relativas. |