MODELOS UTILIZADOS PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA SÍNTESE CENTRADA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS

DSpace Repository

A- A A+

MODELOS UTILIZADOS PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA SÍNTESE CENTRADA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS

Show full item record

Title: MODELOS UTILIZADOS PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA SÍNTESE CENTRADA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS
Author: Silva, Andreza Regina Lopes; Nunes, Carolina Schmitt; Spanhol, Fernando José; Santos, João Vianney Valle; Rebelo, Sabrina
Abstract: O artigo tem como objetivo apresentar os diferentes modelos de práticas de Educação a Distância utilizados pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Para tanto, a metodologia utilizada caracteriza a pesquisa como teórico-empírico; já a sua abordagem classifica-se como quantitativa. A unidade de análise escolhida foi a totalidade das Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Educação no ano de 2010, o que caracteriza o estudo como censitário para este universo. As análises foram realizadas com base em dados primários, adquiridos por meio de contatos realizados com as Instituições via sites, chats e e-mails. Como resultado, observa-se que, das Instituições credenciadas em 2010 para a modalidade da educação a distância, o modelo semipresencial é o mais utilizado, com 75%, seguido pelo virtual (14%), após o da tele-educação (7%) e, por último, o híbrido (3%). Conclui-se que a educação a distância, em sua prática, vem assumindo um caráter multimidiático, haja vista que o modelo “hegemônico” utilizado pelas Instituições deste estudo possui, em seu cerce, tal característica.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25967
Date: 2011-12-09


Files in this item

Files Size Format View
2.13.pdf 406.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar