AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES

DSpace Repository

A- A A+

AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES

Show full item record

Title: AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
Author: TOASSI, RAMONA FERNANDA CERIOTTI; SOUZA, JULIANA MACIEL; BERGGRAV, EVANISE; PURPER, LILIAN BOTTARO; RÖSING, CASSIANO KUCHENBECKER
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar como está se desenvolvendo o processo de reestruturação curricular na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na perspectiva dos estudantes. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestres. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e a aplicação de questionários semiestruturados (questões abertas e fechadas). Os dados foram analisados por meio do software IBM SPSS Statistics e da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (88,5%), sendo 69,2% do sexo feminino, com idade entre 20 e 25 anos (74,7%). Cerca de 85% dos estudantes acreditam estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado de trabalho. Como potencialidades, os estudantes assinalam o atual currículo que enfatiza a humanização da saúde e destacam a qualidade da formação dos professores. Os estudantes apontaram fragilidades na integração entre disciplinas e, nas clínicas integradas, apontam problemas em relação ao processo avaliativo. Sugerem que o currículo seja avaliado continuamente, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25947
Date: 2011-12-09


Files in this item

Files Size Format View
2.2.pdf 164.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar