ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG

DSpace Repository

A- A A+

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG

Show full item record

Title: ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG
Author: Schirmer, Sirlei Nadia; Jardim, Daniele Barros; Sena, Bruna Das Neves; Rosa, Thiago Silva Da; Seixas, José Vagner; Costa, Tatiane Goudinho Da
Abstract: O acompanhamento pedagógico é uma ação do setor pedagógico do Núcleo de Assistência Estudantil/ NAE da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/ PRAE da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG, visando identificar os fatores que levam a evasão e a retenção dos acadêmicos beneficiados pelo Subprograma de Assistência Básica (SAB) do Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante - PDE da FURG. Desta forma, contribuindo na qualidade do desempenho acadêmico e a formação profissional e cidadã dos estudantes. Logo, buscou-se coletar dados para uma análise dos fatores que fazem com que o estudante venha a evadir do seu curso e/ou que fazem com que seja retido, não podendo avançar em sua formação ou permanecer na universidade, a fim de entender estas questões. Para tanto, aplicou-se um questionário aos duzentos e sessenta e dois estudantes, dos quatrocentos e vinte três que não atendiam as normativas do SAB, que compareceram ao acompanhamento pedagógico por apresentarem problemas de rendimento acadêmico no primeiro semestre do ano letivo de 2011. A finalidade não se restringe apenas identificar as causas dessa problemática, mas refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama tão discutido nas universidades federais. Os resultados apresentados fundamentam-se em uma abordagem quantitativa/descritiva onde se tem uma análise preliminar de algumas questões do questionário, possibilitando uma visão clara e objetiva dos motivos prováveis da retenção e evasão nos cursos de graduação da FURG.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25914
Date: 2011-12-09


Files in this item

Files Size Format View
1.11.pdf 349.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar