PODEMOS IDENTIFICAR PROPENSÃO E REDUZIR A EVASÃO DE ALUNOS? AÇÕES ESTRATÉGICAS E RESULTADOS TÁTICOS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

DSpace Repository

A- A A+

PODEMOS IDENTIFICAR PROPENSÃO E REDUZIR A EVASÃO DE ALUNOS? AÇÕES ESTRATÉGICAS E RESULTADOS TÁTICOS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Show full item record

Title: PODEMOS IDENTIFICAR PROPENSÃO E REDUZIR A EVASÃO DE ALUNOS? AÇÕES ESTRATÉGICAS E RESULTADOS TÁTICOS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Author: Tontini, Gerson; Walter, Silvana Anita
Abstract: Este estudo possui caráter inovador por desenvolver método de identificação do risco de evasão de alunos de graduação que possibilita evidenciar, prever e diminuir fatores que influenciam esse risco, além de apresentar o resultado obtido por uma Instituição de Ensino Superior (IES). Realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e do tipo levantamento, aplicando um questionário estruturado a 8.750 alunos de uma IES. Os alunos em risco de evasão foram identificados por meio de redes neurais artificiais e análise de cluster. Os alunos identificados como em risco foram contatados e acompanhados pelos coordenadores de curso, o que contribuiu para uma redução de 18% no índice de evasão da IES. As dimensões que mais influenciaram a evasão foram colocação profissional e vocação do aluno, disponibilidade de tempo para estudo e fatores da vida pessoal. Como contribuição teórica, destaca-se a identificação de dimensões que influenciam a decisão de evasão ou permanência e o método desenvolvido, que pode auxiliar no desenvolvimento de novas pesquisas. No tocante às contribuições práticas, aponta-se que a partir do método apresentado, as IES podem identificar alunos em risco de evasão e, assim, desenvolver estratégias e ações para que estes alunos permaneçam em seus estudos, caso assim desejarem.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25905
Date: 2011-12-09


Files in this item

Files Size Format View
1.6.pdf 353.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar