Abstract:
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O cultivo de moluscos no estado de Santa Catarina vem se desenvolvendo de forma considerável nos últimos anos. No ano de 2010, por exemplo, a produção alcançou 15.635 toneladas, apresentando um crescimento de 25% em relação ao ano de 2009. Diante desta realidade, o Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM) apresenta grande importância não apenas no fornecimento de sementes, como, também, no aporte tecnológico. Com isso, torna-se cada vez mais importante um avanço no campo da gestão, principalmente no que diz respeito aos materiais utilizados pelo laboratório durante os ciclos produtivos, com o intuito de viabilizar a produção, acompanhando a demanda do mercado de forma eficiente. Isso porque, a falta de um modelo de gestão de materiais acaba refletindo diretamente na produção, seja pelo tempo gasto para localizar determinado item, ou até mesmo pela falta do mesmo. Além disso, o armazenamento inadequado acaba acarretando maiores custos ao laboratório, principalmente relacionados à perdas e desperdícios. Com base em revisões bibliográficas, e na realidade encontrada no laboratório, desenvolveu-se esse trabalho para propor um modelo de gestão dos materiais do LMM, focado no recebimento e armazenagem, através da implantação do Almoxarifado Central. Para tal, foi realizado um levantamento dos materiais utilizados no laboratório, separando e classificando os mesmos, e criando um sistema de endereçamento. Além disso, foram desenvolvidos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para padronizar as atividades de recebimento e armazenagem, visando maior agilidade e precisão nos processos. Com isso espera-se criar condições para maximizar a produção de sementes no laboratório, refletindo diretamente no desenvolvimento da atividade. |