Abstract:
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Esta pesquisa investigou como o design contribuiu para a valorização de Grupos Produtivos de Pequeno Porte, por meio da identificação e proteção. Nota-se a carência de orientações e métodos sistemáticos que facilitem a contribuição do design junto a Grupos Produtivos de Pequeno Porte, e em contrapartida, verifica-se que iniciativas direcionadas a produtos com características únicas, formas de produção controlada e que propõem o uso de mecanismos de proteção legal quanto suas origens, têm recebido destaque e ampliado a capacidade de indivíduos e pequenos grupos colaborarem e concorrerem no âmbito mundial. A Gestão de Design alinhada ao direito pode melhorar a competitividade, diferenciação e sustentabilidade de produtos e, desta forma, colaborar com o desenvolvimento destas organizações. Os procedimentos utilizados nesta pesquisa foram de revisão de literatura dos temas centrais: Grupos Produtivos de Pequeno Porte, Design, Gestão de Design e Direito, bem como o delineamento do estudo de caso, durante esse processo, foi desenvolvido a identidade visual, embalagens e mecanismos de proteção legal para as empresas-caso e os resultados alcançados foram verificados por meio de pesquisa de qualidade aparente com produtores e consumidores. Como resultado, a pesquisa desenvolveu a identificação das cooperativas e propôs a forma de figura de proteção legal. O Modelo de Gestão de Design aplicado permitiu identificar fragilidades e potencialidades quanto à competitividade, diferenciação e sustentabilidade e a pesquisa de percepção de qualidade aparente facilitou a análise das propostas desenvolvidas e a compreensão quanto à percepção de produtores e consumidores, principalmente, quanto aos resultados. |