A dinâmica territorial das indústrias de celulose e papel: a expansão no Brasil e a incorporação do Rio Grande do Sul

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A dinâmica territorial das indústrias de celulose e papel: a expansão no Brasil e a incorporação do Rio Grande do Sul

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Title: A dinâmica territorial das indústrias de celulose e papel: a expansão no Brasil e a incorporação do Rio Grande do Sul
Author: Santos, Jefferson Rodrigues dos
Abstract: O Brasil tornou-se um importante exportador de celulose de fibra curta ao longo dos anos 1990 e 2000, fenômeno que ocasionou a expansão da atividade industrial tanto em escala quanto em área de abrangência no território nacional. Organizada historicamente nos estados do sudeste, a produção de celulose de eucalipto migrou com grande intensidade para o sul do Rio Grande do Sul em meados dos anos 2000. Buscando avaliar os fatores determinantes na incorporação Rio Grande do Sul pelas empresas do setor, mobilizamos conceitos e teorias da geografia econômica e economia institucional. Adotamos a concepção de espaço banal e das instituições como os marcos que definem, incentivam e limitam os padrões de convivência neste. A luz destes pressupostos, abordamos a evolução histórica da atividade ao longo do século XX, caracterizando ciclos tecnológicos e padrões de localização, sendo o último, gestado a partir dos anos 1960, responsável por transformar a atividade num complexo agroindustrial. Num cenário internacional caracterizado por instituições ambientais que passaram a impor limites à reprodução econômica da atividade em seu modelo extrativo, um conjunto de mobilizações tem início, abrindo espaço para a expansão dos capitais nacionais e tornando o território atrativo para a presença de empresas estrangeiras. O ciclo de expansão da década de 2000 é simultâneo ao acirramento dos conflitos nas áreas do sudeste tradicionalmente ocupadas pela atividade, especialmente os estados do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Visando minimizar os riscos relativos a tais conflitos e preservar uma imagem de empresa social e ambientalmente correta, característica necessária para a inserção em diversos mercados externos, as empresas adotam estratégias de localização baseadas na identificação do conteúdo social do território, definido pelo padrão de agentes sociais e econômicos presentes no território, bem como no aproveitamento de instituições capazes de estabelecer relações de cooperação.Brazil has become a major exporter of short fiber pulp over the years 1990 and 2000, phenomenon that led to the expansion of industrial activity in scale and covered area in the national territory. Historically organized in the southeastern states, the production of eucalyptus pulp was migrated with great intensity to the south of Rio Grande do Sul state in the middle of 2000 decade. In focus to evaluate the determining factors of the Rio Grande do Sul state incorporation by the companies of the sector, we mobilize concepts and theories of economic geography and institutional economics. We adopted the concept of banal space and the institutions like rules that define, encourage and limit patterns in coexistence. In consideration of these assumptions, we discuss the historical evolution of activity through the 20th century, featuring technological cycles and patterns of location. The last one, forged since the sixties, responsible for transforming activity in agro-industrial complex. In a world characterized by environmental institutions that began to impose limits to the reproduction of economic activity in their extractive model, a series of mobilizations begins, creating opportunities for the expansion of national capital and turning attractive the area to the presence of foreign companies. The cycle of expansion of the 2000s is simultaneous with the intensification of conflicts in traditionally occupied areas by the activity in the Southeast region, especially Espírito Santo, Bahia and Minas Gerais states. Aiming to minimize the risks of such conflicts and preserve the socially and environmentally correct image, necessary feature for inclusion in various foreign markets, companies attempt location strategies based on the identification of the social content of the territory, defined by the pattern of economic and social agents operating in the area, as well as the use of institutions to establish cooperative relationships.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101025
Date: 2012


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