Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem

Mostrar registro completo

Título: Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem
Autor: Roncarelli, Dóris
Resumo: A evolução do modo de Comunicação pelas Tecnologias Digitais tem-se intensificado nos últimos anos de forma emblemática, implicando, em geral, nos processos de gestão de conhecimento e, singularmente nos programas educacionais. No Brasil, têm-se ampliado as condições de oferta de cursos na modalidade a distância, implicando em mudanças verticais na modalidade presencial. Os recursos educacionais abertos se complexificam e se estendem vertiginosamente. Esta pesquisa trata especificamente dos Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem. É um recurso que se expande significativamente pela acentuação da cultura da convergência. O problema proposto é: quais critérios asseguram a congruência interna necessária aos Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem, no cenário da cultura da convergência? Este estudo tem por objetivo elaborar uma taxionomia para análise e avaliação de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem. Para o desenvolvimento desta pesquisa elege-se, como postulado, uma construção interdisciplinar que emerge de três grandes áreas: Filosofia, Pedagogia e Tecnologia. A metodologia está baseada na pesquisa exploratória, limitada ao estudo de caso. O método de análise indutivo se desenvolve pela tríade entre categorias conceituais; identificação dos atributos dos Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem, eleitos a partir de critérios pré-estabelecidos e do resultado da avaliação de vinte e cinco especialistas na área. Os resultados dessa triangulação devidamente sistematizados constituem uma taxionomia para análise e avaliação de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem. Essa taxionomia, nomeada KDOLT [Knowledge of Digital Objects Teaching-Learning], pretende ser instrumento prático que assegure uma microunidade de conhecimento com atributos necessários para potencialização destes objetos, tais como: congruência pedagógica e ergonômica em tempo real.Communication evolution supported by Digital Technologies has been emblematically intensified in the last years, what implicates altogether on the knowledge management processes and more specifically in education programs and courses. Particularly in Brazil, communication has expanded the offering conditions of distance education courses, implying in turn, in verticals changes in the attendance modality. The open educational resources have become complex and have spread fast. This research focuses specifically on Teaching-Learning Digital Objects. This is a resource that has spread meaningfully as a result of emphasis on convergence culture. The proposed problem is: what criteria ensure the inner congruence necessary to Learning-Teaching Digital Objects to the convergence culture? This study aims at elaborating a taxonomy for development and evaluation of Teaching-Learning Digital Objects. For developing this research it was elected, as a principle, an interdisciplinary construction that emerges from three major areas: Philosophy, Pedagogy and Technology. The methodology is based in the exploratory research, restricted to a case study. The method for analysis is inductive and developed by the following triad: conceptual categories, identification of Digital Teaching Learning Objects attributes elected from pre-established criteria and opinions from twenty-five experts in the area. The results of such triangulation properly systematized constitute a taxonomy for the elaboration and evaluation of Teaching-Learning Digital Objects. From this taxonomy, here labeled KDOLT [Knowledge of Digital Objects Teaching-Learning], we intend to propose a practical instrument that ensures a micro unity of knowledge, an attributes necessary to enhance objects as pedagogical congruence and ergonomic in real time.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100912
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
309190.pdf 4.485Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar