Como não esquecer? O uso da repetição espaçada na manutenção do conhecimento médico

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Como não esquecer? O uso da repetição espaçada na manutenção do conhecimento médico

Mostrar registro completo

Título: Como não esquecer? O uso da repetição espaçada na manutenção do conhecimento médico
Autor: Ronzani, Filipe Gonçalves
Resumo: A repetição espaçada (spaced repetition - SR) é uma técnica que baseia-se em evidências científicas com utilidade prática para a memorização e a manutenção a longo prazo das informações aprendidas, utilizando os efeitos psicológicos conhecidos de espaçamento (spacing effect), de teste (testing effect) e lembrança ativa (active recall). Dado que os recursos tecnológicos entremeiam os ambientes de ensino atualmente, é imprescindível que estudantes e professores tenham acesso e conheçam métodos de aprendizado baseado em evidências, como é o caso do estudo baseado em repetição espaçada. A partir dessa difusão de conhecimento, seria possível buscar estratégias de estudo que visem a concepção de aprendizado a longo prazo e melhores ferramentas de ensino, a fim de assimilar maiores quantidades de conhecimento e de mantê-los por mais tempo na memória humana.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Medicina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242483
Data: 2022-12-02


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC [Filipe_Ronzani].pdf 418.5Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar