O desempenho de alunos de inglês em prática repetida de tarefa de compreensão oral apoiada em video

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O desempenho de alunos de inglês em prática repetida de tarefa de compreensão oral apoiada em video

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Title: O desempenho de alunos de inglês em prática repetida de tarefa de compreensão oral apoiada em video
Author: Camargo, Clarita Gonçalves de
Abstract: O presente estudo propõe investigar o potencial pedagógico de se repetir uma mesma tarefa de compreensão oral em dois momentos distintos, visando a avaliar o desempenho de aprendizes iniciantes na compreensão e na identificação de construções de fala com o uso do auxiliar did em frases negativas e interrogativas. O trabalho baseia-se em estudos sobre repetição de tarefas (BYGATE, 2001; LYNCH; MACLEAN, 2001). A pesquisa partiu de três perguntas: (1) Que diferenças de desempenho (no significado e na forma) são observadas quando aprendizes de inglês como LE são submetidos à prática repetida de uma mesma tarefa de compreensão oral?; (2) Essa prática facilita o processamento de informações gerais e específicas e o processamento da forma? e (3) Como os alunos avaliam a experiência de repetir duas vezes uma mesma tarefa de compreensão oral? Estudantes de um 7o ano do ensino fundamental foram submetidos a uma tarefa elaborada a partir de uma cena de comédia de TV, contendo quatro atividades. A primeira consistiu na elaboração de um resumo da história; a segunda compreendeu sentenças para serem completadas; a terceira apresentou afirmações sobre o enredo da história, algumas verdadeiras e outras falsas, para serem assinaladas somente aquelas que os alunos haviam conseguido compreender; e a quarta envolveu questões de múltipla escolha contendo as falas dos personagens com did/didn't para serem identificadas. Os dados foram analisados comparando o desempenho dos alunos nos dois momentos de realização da tarefa. Como resultado, a pesquisa mostrou que a repetição da tarefa melhorou a compreensão dos alunos no que se refere às informações gerais e específicas do texto oral, proporcionando também condições favoráveis para o processo de aprendizado, pois contribuiu para o aumento da autoconfiança do aprendiz. Por outro lado, a repetição da tarefa não trouxe ganhos percentuais significativos para a identificação do auxiliar did/didn't em uso comunicativo da língua. Conclui-se que esta proposta metodológica teve boa receptividade entre os alunos, trazendo benefícios para o desenvolvimento da compreensão oral do aprendiz, mas não para a forma gramatical.<br>
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2012
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103393
Date: 2012


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