Aspectos da germinação de embriões zigóticos e calogênese in vitro do butiazeiro (Butia eriospatha (Martius ex Drude) Beccari) - ARECACEAE)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Aspectos da germinação de embriões zigóticos e calogênese in vitro do butiazeiro (Butia eriospatha (Martius ex Drude) Beccari) - ARECACEAE)

Mostrar registro completo

Título: Aspectos da germinação de embriões zigóticos e calogênese in vitro do butiazeiro (Butia eriospatha (Martius ex Drude) Beccari) - ARECACEAE)
Autor: Claumann, Alan David
Resumo: O Brasil e um dos paises detentores da maior biodiversidade do planeta. A Floresta Ombrofila Mista, componente do Bioma Mata Atlantica, e um importante centro de diversidade biologica, mas encontra-se uito degradada pela acao antropica. Dentre os componentes vegetais dessa floresta, o butiazeiro (Butia eriospatha) e uma Arecaceae para a qual sao relatadas diversas oportunidades de uso economico, mas que ainda e subutilizada e encontra-se ameacada de extincao. Um dos principais problemas para sua exploracao comercial e a producao de mudas, pois as sementes demoram cerca de um ano para germinar e as plantulas crescem e desenvolvem-se lentamente. Tecnicas da cultura de tecidos mostram-se importantes para conservacao de especies de Arecaceae e podem ser integradas a programas de melhoramento e propagacao em larga escala. O objetivo desse trabalho foi avaliar a influencia do carvao ativado e do fitorregulador GA3 sobre a germinacao de embrioes zigoticos e o crescimento das plantulas in vitro do butiazeiro. Embrioes zigoticos maduros foram isolados e inoculados in vitro, em meio de cultura MS, suplementado com o fitorregulador GA3 nas concentracoes de 0, 2, 4, 8 e 16 ÊM, em interacao com a presenca ou ausencia de carvao ativado a 1,5 g.L-1 . No meio de cultura que combinou 4 ÊM de GA3 e carvao ativado foram obtidas as maiores medias de porcentagem de germinacao (92%), comprimento da parte aerea (5,3 cm) e da raiz (5,9 cm) e concentracoes de clorofilas nas folhas. Os meios de cultura que nao foram suplementados com carvao levaram a formacao de plantulas pouco vigorosas, provavelmente devido a excessiva oxidacao. Na ausencia de carvao ativado e presenca de GA3 o eofilo nao foi emitido, nem sequer a raiz primaria.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103240
Data: 2009


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
315068.pdf 0bytes PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar