Marketing de relacionamento para o mercado imobiliário: um estudo do mercado imobiliário da região central de Florianópolis
Show full item record
Title:
|
Marketing de relacionamento para o mercado imobiliário: um estudo do mercado imobiliário da região central de Florianópolis |
Author:
|
Cordeiro, Mariana Borges
|
Abstract:
|
O produto imobiliário tem características únicas que fazem do corretor de imóveis um vendedor de sonhos. Em função disso, é preciso talento para vender, agenciar imóveis e lidar com clientes extremamente exigentes. O fato de Florianópolis ficar numa ilha e ter um alto índice de qualidade de vida vem estimulando ainda mais o mercado de imóveis local. Mas apesar do crescimento, este segmento ainda conserva algumas particularidades que precisam ser alteradas para que o mercado trabalhe com mais profissionalismo e se expanda. O marketing de relacionamento é justamente um dos ingredientes que faltam na receita do sucesso. O presente estudo descreve as operações das imobiliárias do Centro de Florianópolis e identifica as formas de relacionamento que estas empresas mantêm com seus clientes. Em seguida, confronta os dados levantados com as práticas recomendadas pelo marketing de relacionamento e aponta um conjunto de ações para as imobiliárias interessadas em ampliar sua gama de relacionamentos. As nove ações sugeridas discorrem sobre os pontos críticos nos relacionamentos das imobiliárias, como o recrutamento de pessoas, a necessidade de se fazer e utilizar um banco de dados detalhado sobre os clientes e o atendimento. A proposta é feita com base na análise do ambiente, que foi efetuada a partir da aplicação de questionários e por meio de entrevistas com dirigentes de órgãos especializados. Esta dissertação trata de analisar o serviço prestado pelas imobiliárias de Florianópolis a partir de um questionário direcionado aos empresários que atuam no ramo. O desenvolvimento deste projeto fez-se necessário pela carência de qualquer tipo de pesquisa sobre marketing de relacionamento para o setor imobiliário, uma área ainda bastante limitada em publicações. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103124
|
Date:
|
2006 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar