A diversidade linguística brasileira no material didático para o ensino de português para estrangeiros
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Título:
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A diversidade linguística brasileira no material didático para o ensino de português para estrangeiros |
Autor:
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Ricardi, Denize
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Resumo:
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O presente trabalho analisa cinco manuais didáticos para o ensino de português como língua estrangeira (PLE) publicados no Brasil, com o objetivo de averiguar o tratamento dado à questão da diversidade lingüística brasileira nesses materiais. A partir dos pressupostos teóricos da Sociolingüística Variacionista e de estudos recentes sobre o paradigma pronominal de sujeito no português brasileiro (PB) são examinados e discutidos: (i) a concepção de língua e de gramática que norteia os manuais analisados; (ii) a atenção dispensada à noção de competência comunicativa/sociolingüística dos falantes; e (iii) o modo como o material didático apresenta o quadro de pronomes sujeito no PB, especialmente no que se refere às formas pronominais e à expressão ou não do sujeito. Verificou-se que: (i) o material didático examinado, em geral, baseia-se nas gramáticas normativas e em critérios de 'certo' e 'errado'; (ii) a competência sociolingüística dos falantes não é contemplada; e (iii) os livros didáticos estão, de certo modo, atentos às inovações do paradigma pronominal do PB, embora insistam em exercícios artificiais que não desenvolvem a competência comunicativa do aluno estrangeiro. Com esta dissertação, busca-se fazer uma ponte entre pesquisa e ensino, procurando contribuir não só com o elaborador de material didático, mas também com o professor de português como língua estrangeira, em formação ou não. |
Descrição:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102871
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Data:
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2005 |
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