Identificação e análise das competências empreendedoras dos cursos técnicos: CEFET/SC - Unidade de Ensino de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Identificação e análise das competências empreendedoras dos cursos técnicos: CEFET/SC - Unidade de Ensino de Florianópolis

Show full item record

Title: Identificação e análise das competências empreendedoras dos cursos técnicos: CEFET/SC - Unidade de Ensino de Florianópolis
Author: Juliatto, Marco Antonio
Abstract: Este trabalho busca identificar as competências empreendedoras, presentes nos cursos técnicos profissionalizantes do CEFET/SC - Unidade de Ensino de Florianópolis, estabelecendo uma relação entre o que está explicito nos Históricos Escolares, com o que efetivamente se realiza com os métodos e práticas pedagógicas, utilizadas pelos professores, nos eixos temáticos, disciplinas ou projetos, existentes nas matrizes curriculares dos cursos. Pela forma como foram feitas as pesquisas, seja nos materiais escritos, seja nas entrevistas, configura-se como um estudo de caso, e procura apresentar de forma qualitativa os resultados, buscando atender aos objetivos propostos: Identificar as competências empreendedoras presentes nos diferentes eixos temáticos, dos cursos do CEFET/SC - Unidade de Ensino de Florianópolis, que indicam, pelos métodos utilizados, o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras, e que estão em conformidade com os métodos clássicos que levam ao desenvolvimento de tais habilidades e competências. Busca, ainda, na medida em que se estudou a evolução histórica da educação profissionalizante e o histórico do empreendedorismo no Brasil, estabelecer possíveis justificativas para as não conformidades e para as conclusões a que se pretende chegar neste trabalho. This project is to identify entrepreneurial competence existent at the Florianopolis's CEFET/SC professional technician course, establishing a connection between what's shown in the course of study, with what is actually applied by the teachers in theory and in practice of the context in the subjects or projects at the course of study. The way the research was made, by written materials, as well as by interviews, it is categorized as a case study, and presents quality results, aiming to reach the proposed goals: To identify the entrepreneur competence in the different contexts at the Florianopolis's CEFET/SC courses that point out, by the method applied, the development of abilities and entrepreneur competence that are in compliance with the classic methods that lead to the development of such abilities and competence. Search, yet, since a study was done in the evolution of Brazil's professional education and entrepreneurship throughout the years, to establish possible causes to the non conformity and to the conclusions one intends to achieve in this project.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102725
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
PEPS4859.pdf 706.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar